Um passin à frente fazfavô!

E após um turbulento vôo de Florianópolis para Porto Alegre, desembarco no Aeroporto Salgado Filho, em seguida minha mãe me liga: “- Chegou alguma coisa da FedEx aqui pra ti…”

Meu Deus, meu Eurail chegou.

Cheguei em casa e fui direto ao encontro daquele envelope branco escrito em letras graúdas “The World on Time”. Nada mal para uma entrega que atravessou o planeta em menos de 4 dias úteis… Merchan a parte, vamos ao que realmente interessa :)

Pra quem nunca ouviu falar, o Eurail Pass é o melhor jeito de se viajar de trem pela Europa. Trata-se de uma empresa responsável pela venda de bilhetes por (quase) todo continente europeu há mais de 50 anos. Existem diversos tipos de “passes de trem” para você planejar a sua viagem de forma flexível e da melhor maneira possível, e, no meu caso, a melhor opção foi o Eurail Global Pass.

Meu global pass!

Além de ser a maneira mais rápida para se viajar, é econômico e divertido. Viajando de dia, você ganha de lambuja um cardápio cheinho de paisagens encantadoras passando feito rodízio pelas amplas janelas dos vagões. Caso optes por viajar a noite, sinto muito meu amigo, mas no máximo tu vais conseguir economizar a diária de um hostel, porém pagará mais caro na passagem, visto que os trêns noturnos obviamente também são mais caros… Todos em suas janelas, cintos afivelados que a charmosa toscana vêm aí!

Sobre o Global Pass:

O Global é a melhor opção para você que vai ficar bastante tempo zanzando pela zoropa. Este passe tem a duração de 10 ou 15 dias (não consecutivos) ao longo de dois meses para se usar em até 21 países, e você usa da maneira que quiser, quantas vezes quiser por dia.  Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda, amanhã velho será e tem até 26 anos, Deus sorri para você e te dá essa maravilha pela bagatela de 393 euros! Esse é o preço pra o passe jovem, quem tem mais de 26 anos paga 603 euros! Ouch! É, mas vale a pena, amizade.

Cabe avisar, também, que além de pagar o passe, alguns trêns ainda exigem que você pague a reserva do seu acento. É, né brinquedo não. Mas não se preocupe, as reservas giram em torno de 2,50 euros. Micharia, né?

Tem um esquema também de horários que eu ainda não pesquei. Tu podes pegar x trêns até as x horas do dia tal… Se alguem souber explicar melhor essa parte, eu e os internautas agradecemos :)

Bom,

Abri aquele pacote com tanta vontade como uma criança que espera o soar da meia noite no relógio da sala, na tão esperada noite de Natal. E ele estava ali. O meu global pass. E como diz no site: “Your Pass, Your Europe”, isso me deu até frio na barriga! :)

Junto ao kit, recebi um material muito bem elaborado do Eurail, listados abaixo:

– Eurail Pass Map: Um folder contendo todo mapa ferroviário da Europa, tabela de preço de reservas de acentos, e algumas cidades destacadas com suas linhas de metrô. Entre elas nossa tão encantadora Parríííí, mon amour.

Kit de sobrevivência Eurail Global Pass

– Guia do Passageiro: Livretinho contendo todo tipo de informações pertinentes ao usuário, desde de “Como funciona o Euail Pass” até “Informações por país”.

– Eurail Pass Timetable: Mini resvistinha contendo todos os horário de todos os trêns de todas as estações de todas as cidades de toda a Europa. Destaque aqui para horário de saída, e horário previsto de chegada.

– Carta de Porte: Ainda não descobri o que é esse ítem, mas deve ser algo tipo uma nota fiscal, comprovante ou alguma das anteriores…

– Jornaleco Eurail: Como o próprio nome já diz, um jornaleco! Com informações sobre países, viagens, gastronomia e turismo!

E, finalmente, o Eurail Pass.

Deste último, mas não menos importante, eu esperava um cartão super produzido e personalizado com meu nome, mas no lugar disso recebi apenas uma papelada do caramba com um monte de coisas para se preencher e entregar ao guichê mais próximo para ativar o passe. Ainda tenho esperanças de receber o tal cartão na hora do embarque :D

É, nem tudo é perfeito. Mas é só passar a roleta e aproveitar, porque mais uma vez, a viagem vai começar!

“Eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem, que não passa por aqui, e que não passa de ilusão.”

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Estudio Musique
    set 13, 2010 @ 10:37:29

    Não esquece da bossa nova no metrô, do fado lusitano, do flamenco mas principalmente das pontes do Dani!! hauahuahua

    Responder

  2. Beta
    set 13, 2010 @ 14:03:02

    Eu devia ter visto essa coisa do EuRail antes :] são muito úteis, mas acho que (se não me engano) não dá pra usar isso no Reino Unido :/

    Responder

  3. Gabi
    set 13, 2010 @ 19:44:55

    Evee!!! Que legal que tu tá indo viajar…
    Passei 74 dias com o Gustavo entre abril e julho, viajando com uma mochila de 42l e posso te ajudar com alguma dúvida!!
    Já comprou a mochila?? 42 me foi mtoo suficiente e podia ter levado bem menos roupas, e no final pesou demais!!
    Aii que legal!! vou ate colocar teu blog nos favoritos pra te acompanhar ;)

    beijaaao!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s